Ads 468x60px

26 de março de 2012

A parábola do grão de mostarda

A Palavra de Deus em Mateus 13,31-32 diz: “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo, o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos”.
De certa forma, este texto faz menção do início da nova aliança que estava para acontecer. Jesus é esse início, note que foi tomado “um grão” pelo homem que saiu a semeá-lo, sendo a menor de todas as sementes, não se espera que dela saia algo grande, quanto mais uma frondosa arvore.
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre”(Is 9,6-7).
Dentre as várias profecias que lemos no Antigo Testamento falando sobre a vinda do Cristo, podemos observar nesta em especial, se tratando da vinda de Cristo como um grande Rei, um guerreiro que porá em ordem o trono de Davi. Todos esperavam a profecia messiânica se cumprir de forma grande e gloriosa. Mas Cristo veio como uma semente de mostarda, veio pequeno, humilde. Note que a parábola diz sobre o crescimento dessa pequena semente. Vemos em Lucas 2,52 :”E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” Este texto menciona o crescimento de Jesus.
Após crescida a semente, se torna uma árvore, a maior dentre as hortaliças, “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.(Atos 4,12) e “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”.(Filipense 2,9-11). Cristo após ter vindo ao mundo como um pequeno grão, se fez em grande árvore, servindo de repouso para quem o buscar, veja que “as aves dos céu vêm aninhar-se”, é preciso que as aves venham até a arvore para aninhar-se.
Jesus sendo parte da trindade santa, poderia vir à terra de forma majestosa, como todos esperavam, mas decidiu vir de forma simples, para desenvolver a simplicidade e a humildade na vida de todos. Jesus após ter sido um pequeno grão de mostarda, se tornou uma grande árvore, servindo de abrigo para todos os que quiserem descansar, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”(Mateus 11,28-30). Veja que na expressão grifada, podemos assemelha-la ao abrigo que a arvore dá às aves, Jesus oferece para nossa alma abrigo, mas é preciso que façamos como as aves, irmos busca-lo. As coisas de Deus muitas vezes assemelha-se ao grão de mostarda, começa pequeno, para que possamos acreditar que lá na frente será grandioso, começa pequeno para que possamos ao passar dos dias fortificar nossa fé e confiança, começa pequeno para que não venhamos a nos orgulhar de algo, começa pequeno para nos mostras que nós somos pequenos. Deus é Grandioso e Glorioso, consequentemente se atribuem essas características a Jesus, mas Jesus veio humilde, mostrando a nós seres humanos - que nos orgulhamos de nós mesmos por acharmos que estamos certos em determinadas ocasiões -  que só existe um que é digno de honra, louvor, glória, adoração, gratidão, que é Deus, Jesus nos deu esse exemplo, pois Jesus tendo participado da criação de todas as coisas com o Pai, sabe que tudo pertence a Deus, tudo foi feito por Deus, e Jesus nos ensina a agradecer, a reconhecer.
Não cometa o erro de se engrandecer, saiba que não temos mérito nenhum, não somos merecedores de nada, nós fomos agraciados por Deus, pelo fato de Jesus ter sido crucificado em nosso lugar, para que hoje pudéssemos receber o perdão de nossos pecados pela fé no Filho de Deus.
Somente Jesus é a arvore que te concederá um lugar seguro, onde você pode construir seu ninho, somente Jesus é o alicerce seguro, que manterá sua construção firme quando for atingido pelas forças da chuva e do vento, somente Jesus é a propiciação pelos nossos pecados, somente Jesus é a fonte de vida que nos conduz ao repouso em verdes pastos, só em Jesus encontramos a essência da existência, só há Jesus temos que prestar culto e adoração, somente Jesus merece o nosso reconhecimento e gratidão, devemos oferecer a Ele sempre o nosso melhor, em todo o tempo, pois Ele nunca descansa, Ele sempre está nos observando, nos assistindo, não podemos esconder nada d’Ele.
Seja você como aquelas aves, aninhe-se a Jesus, e repouse n’Ele.

Artur S. Liuth

Um comentário:

  1. Maravilhosa mensagem, a palavra de Deus foi transmitida de forma correta, simples, e como sempre, comovente aos nossos corações. Fico feliz por deixar Deus te usar na escrita e abençõar a vida de outros como já vem fazendo a um bom tempinho. Sucesso na caminhada!!!

    ResponderExcluir

A democracia é uma dádiva de alguns países, do qual o nosso se inclui, portanto, sua opinião quanto aos assuntos aqui postados é de muita valia, podendo através dela suceder-se discussões sérias e possíveis conclusões. Apenas modere nas palavras a serem escritas, evitando o linguajar vulgar e obsceno. Agradecido Artur S. Liuth