Por sermos seres viventes, nossos instintos sempre nos impulsionam a lutarmos pela vida. Nunca ouvi qualquer noticiário relatar sobre alguém que suicidou-se prendendo a respiração. Tendemos para a vida, aliás fomos por Deus criados para vivermos, mas infelizmente o pecado interrompeu este processo, gerando o fim da vida. E em nossa luta pela vida, passamos por tantos sofrimentos, sejam eles emocionais, espirituais ou físicos; em qualquer hipótese sofremos por causa deles, e em meio ao sofrimento nos deparamos com uma indagação: "Porque sofro? Sou uma pessoa do bem, não é digno esse sofrimento."; e muitas vezes proferimos juízos quanto ao sofrimento alheio também, dizendo ser indigno. Mas sofrer não é tão indigno quanto possamos pensar que seja.
Certa vez, durante o primeiro século desta era, algumas pessoas estavam sendo injuriadas por simplesmente acreditarem na ressurreição de Jesus e em sua divindade. Os grandes intelectuais escarneciam deles, a ponto até de um deles chamado Gamaliel insinuar que aquilo que eles criam assemelhava-se a uma seita da época, e que uma vez que o líder dessa seita morreu, seus quatrocentos seguidores dispersaram-se e em nada deu. E após a fala de Gamaliel, outro integrante do pleito proferiu uma sentença aos fiéis, mandou açoita-los e o ameaçarem para que deixassem de falar em o nome de Jesus, e após isso libertou-os.
Soltos, os apóstolos fiéis retiraram-se do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.(Atos 33-42)
Será que têm algo no qual valha a pena sofrer? Os poetas dizem que vale a pena sofrer pelo amor, os filósofos dizem que é pelo conhecimento que vale sofrer; porém, sobrepujando a todos eles, está Jesus Cristo e sua obra substitutiva, por esta causa sim, vale a pena sofrer. E, assim como sentiram-se dignos de sofrer Pedro e os demais apóstolos, somos também nós dignos de igual honraria, "se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome ." 1 Pe 4,16.
O sofrimento nunca foi um empecilho na vida de um crente verdadeiro. Jesus em uma de suas parábolas disse que no julgamento há de separar os bodes das ovelhas(Mateus 25,31-46), e uma frase popular entre o meio cristão diz: "cutuque! Se berrar é bode". Muito nos diz essa frase; ninguém gosta de sofrer, somente as ovelhas é que silenciosamente sofrem com dignidade por uma causa e vão até o fim sem reclamar, a ponto até de perderem suas vidas.
Você se sente digno de sofrer por Cristo? Duro pensar em uma resposta né? Cristo suportou não só os nossos pecados, se fosse só isso para Ele seria moleza, mas o que fez Cristo sofrer foi muito mais do que dores físicas; o que fez Jesus sofrer naquele dia foi ter que suportar toda a ira de Deus em si, foi sentir-se separado de Deus para ter que ser pelo próprio Pai moído, desolado, sozinho, desalentado. E é esse ato de substituição é que nos dá motivos de sobra para sentirmo-nos dignos de sofrer por causa de seu nome.
É meio estranho, mas vá! Sofra! Sofra por Cristo! O que Cristo fez por nós é incomparável. Pense nisso.
Soli Deo Glória.
Dia 14 – Uma história sobrenatural (Lucas 2.1-6)
Há 13 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A democracia é uma dádiva de alguns países, do qual o nosso se inclui, portanto, sua opinião quanto aos assuntos aqui postados é de muita valia, podendo através dela suceder-se discussões sérias e possíveis conclusões. Apenas modere nas palavras a serem escritas, evitando o linguajar vulgar e obsceno. Agradecido Artur S. Liuth