Ads 468x60px

2 de março de 2013

Um deus banana.

Quem é que é esse deus banana? Pelo título pode parecer que estou falando sobre divindades fora do cristianismo, porém para surpresa de muitos, estou falando de um deus que existe no cristianismo, é até antagônico dizer que existe um falso deus em uma religião que prega a individualização de Deus, como único e verdadeiro. Então como isso é possível? É o que vou dizer agora.
Na Bíblia vemos a forma pela qual Deus agia no antigo testamento, forma essa que segundo suas próprias prescrições eram necessário um aglomerado de observações ritualísticas, e uma arbitrariedade intensa por parte dos ministros de Deus conclamando a santidade do povo escolhido, lá no antigo testamento eram utilizados vários tipos de coisas para que assim pudessem observar as leis cerimoniais exigidas por Deus, como o preparo do óleo da unção para que assim pudesse esse óleo ser vertido na cabeça do então proclamado sacerdote, eram necessários sacrifícios de animais para que o sangue destes pudessem temporariamente purificar dos pecados os seres humanos, entre tantas outras coisas mais. Este período testamentário chegou ao fim com a morte de Cristo, então muitas coisas que eram praticadas e observadas no antigo testamento não mais são necessários, pois de uma vez por todas Cristo pagou o preço de sangue para que somente ele pudesse nos perdoar os pecados e nos conceder a tão almejada vida eterna. Cristo antes de sua morte comissionou alguns homens que por ele foram escolhidos para executarem algumas incumbências, e assim fora feito, primeiramente Cristo enviou em duplas cerca de 70 discípulos para que por eles fossem pregado o reino de Deus, e como prova de que o reino de Deus havia chegado eles receberam poder para realizarem alguns milagres para tão somente testificar o que eles estavam pregando. Após o envio dos 70, mais alguns outros concelhos dera Cristo para seus (agora em seleção) 12 discípulos. Cristo realizou inúmeros milagres na presença apenas deste doze para que assim pudessem crer na veracidade do que Cristo expusera a eles. Com a morte de Cristo, os 11 discípulos(pois Judas agora estivera morto devido ao remorso que sentira em ter traído seu mestre) por obediência a Cristo esperaram para que no dia de pentecostes(dia este que nem mesmo os discípulos sabiam, apenas faziam algo que normalmente faziam, que era orar) estes fossem revestidos de poder, e que assim pudesse ir ao mundo proclamando para todos o evangelho do reino e a vida e obra de Cristo. Alguns vários milagres foram feitos através dos discípulos durante a divulgação do evangelho para os circunvizinhos de Israel. Logo após várias cidades circunvizinhas terem sido evangelizadas, já não mais havia tanta periodicidade em milagres, pois já não havia necessidade de testificar o que fora pregado. Então a incidência de ações milagrosas por parte dos discípulos foram diminuindo, e agora então começara o período de aconselhamento e disciplinamento, que foi a época onde houve a inscrita das cartas, porque foi através das cartas que os discípulos diziam as igrejas o como agir diante de Deus, da sociedade e dos irmãos.
Com isso temos um enredo enorme de acontecimento que nos traz a Bíblia que nos servem tão somente de lembretes do que aconteceu com o povo de Deus, da forma como Deus agia em dado período, nos elucida conhecimento histórico, ainda que não seja um livro empiricamente histórico. Podemos tirar muito proveito do ocorrido nesses períodos, porém teologicamente não podemos fundamentar nenhuma doutrina por textos do antigo testamento, nem dos acontecimentos de Atos, devemos fundamentar nossas doutrinas pelo conteúdo das cartas, pois como disse, as cartas é que são os escritos disciplinadores dos apóstolos, a fim de ensinar a igreja da época e atual a saberem como se comportarem.
Com este breve resumo bíblico, entro agora com a explicação do porque existe esse tal deus banana no meio evangélico. Sabemos que os ensinamentos bíblicos nos ensinam a orar a Deus usando somente a fé; outro texto diz que a oração pode muito em seus efeitos, entre tantos outros. Mas nenhum texto nos diz para adicionarmos qualquer coisa a nossa fé a fim de que através disso alcancemos respostas às nossas orações. Com isso digo que há a existência de um deus banana, um deus frouxo no meio evangélico, pois um Deus que precisa de algo visível para se apiedar de pessoas e assim conceder o que elas pedem, é um deus insuficiente em si mesmo, é um deus que não têm autoridade de fazer o que é segundo sua vontade, não é o Deus bíblico. O Deus bíblico Ele é auto suficiente, e segundo sua vontade opera em nós tanto o querer como o efetuar, e segundo sua vontade atende nossas orações. Não é um Deus que se deixa levar por emoções, o que Ele quer é nossa fé, e não objetos inanimados para fazê-lo olhar para nós. Um Deus de verdade não é sucumbido por meios estratégicos de lhe saquear bênçãos, não se deixa emocionar por sensacionalismos feitos em cima de pedaços de materiais inanimados, um Deus de verdade não se deixa comprar, mas pelo contrário comprou a todos por sangue, e quer que todos voltem ao seu aprisco, um Deus de verdade olha para você a todo tempo, e faz o que é preciso para que em você seja amadurecida a fé, para que assim você e eu possamos chegar a estatura da glória de Cristo.
Pense nisso, não creia em um deus banana, creia em um Deus todo-poderoso, que segundo sua divina misericórdia olha para nós e nos concede aquilo de necessário que precisamos para vivermos dia após dia.
Em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A democracia é uma dádiva de alguns países, do qual o nosso se inclui, portanto, sua opinião quanto aos assuntos aqui postados é de muita valia, podendo através dela suceder-se discussões sérias e possíveis conclusões. Apenas modere nas palavras a serem escritas, evitando o linguajar vulgar e obsceno. Agradecido Artur S. Liuth